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Com um centro de gravidade mais baixo, e equipado com uma suspensão com leis de amortecimento mais firmes comparativamente às do novo Galaxy, o S-Max assume um carácter desportivo, sem esquecer a vertente familiar e funcional para que foi concebido. De acordo com a Ford, estes novos atributos são apresentados sob a designação "Ford Precision Drive".

O sistema Interactive Vehicle Dynamics Control (IVDC), com controlo contínuo do amortecimento (CCD), é um opcional que optimiza o desempenho dinâmico. Associado ao controlo de estabilidade (ESP) e à assistência no arranque em subidas (HLA), o CCD permite ao condutor ajustar o amortecimento da suspensão em função do tipo de piso e do estilo de condução: "Comfort", "Normal" e "Sport".

Equipado com direcção de assistência hidráulica (electrohidráulica no caso do 2.0 TDCi) e travões de disco nas quatro rodas (ventilados na frente), o S-Max dispõe de novas suspensões. Na dianteira, o esquema McPherson foi optimizado, com os braços inferiores a recorrerem a casquilhos hidráulicos na sua parte traseira, de modo a aumentar o conforto sem perder a rigidez e a precisão. A subestrutura é mais larga, sendo semelhante à utilizada no actual Mondeo. Na traseira, o sistema multilink utiliza um modo de fixação ancorado a uma subestrutura apoiada em casquilhos de borracha, solução já utilizada na suspensão traseira ("Control Blade") do Focus.

Embora a gama contemple várias motorizações, o S-Max será comercializado em Portugal apenas com três: 2.5T de 220 cv (de origem Volvo e estreado no Focus ST), 1.8 TDCi de 125 cv e 2.0 TDCi de 140 cv - todas tendo acopladas caixas manuais de seis velocidades (em outros mercados, o motor 1.8 TDCi pode ser requisitado com caixa manual de cinco velocidades e o motor 2.0 TDCi - que pode surgir ainda com filtro de partículas Diesel - dispõe, também, de 130 cv). De fora fica o 2.0 a gasolina de 145 cv.

Por último, mas não menos importante, a segurança: estrutura da carroçaria de elevada rigidez; coluna de direcção retráctil na horizontal e pedais retrácteis em caso de colisões frontais; cintos dianteiros com pré-tensores e limitadores de esforço (reguláveis em altura); encostos de cabeça e cintos de três pontos em todos os lugares; avisador sonoro e luminoso da não colocação dos cintos dianteiros; encostos de cabeça activos nos bancos da frente; sete airbags (frontais, laterais dianteiros, duas cortinas em toda a extensão do habitáculo e um para os joelhos do condutor); fixações Isofix; pneus Runflat; ABS com EBD+EBA; ESP (desligável).

O novo S-Max está disponível com preços que se iniciam nos 30 890 euros do 1.8 TDCi Trend e terminam nos 39 400 euros do 2.5T Titanium.