A Dartz, um pequeno construtor russo de veículos blindados e militares, divulgou as primeiras informações do que diz ser "o «jipe» mais caro do mundo". Trata-se do Prombron Monaco Red Diamond Edition, uma nova edição especial de um dos seus veículos militares que, segundo a empresa russa, estará disponível pela módica quantia de 1,6 milhões de dólares (um milhão de euros).

O Prombron Monaco Red Diamond Edition distingue-se, desde logo, pela carroçaria revestida a kevlar – fibra sintética muito resistente e leve utilizada nos coletes à prova de bala, vidros à prova de bala, e um painel de instrumentos decorado com… diamantes e rubis!

Mas as curiosidades não se ficam por aqui. No interior, os revestimentos são em pele de pénis de baleia. A empresa russa revela que este material é o mesmo utilizado para decorar o mega-iate Christina O, do magnata grego Aristóteles Onassis. Além disso, o veículo está equipado com três garrafas da exclusivíssima marca de vodka Russo-Baltique, todas à prova de bala refira-se.

O Dartz Prombron Monaco Red Diamond Edition, que tem por base um outro modelo blindado da empresa russa, o Dartz Kombat T98, move-se à «custa» de um motor 8.1 V8, a gasolina, fornecido pela General Motors, capaz de debitar mais de 800 cavalos de potência.

A apresentação oficial terá lugar na próxima edição do «Top Marques Monaco», um evento dedicado a veículos de luxo que todos os anos tem lugar no principado.

A empresa russa tem uma longa tradição na construção de veículos blindados. Entre seus clientes encontram-se os líderes da extinta União Soviética, Leon Trotski e Vladimir Lenin.




fonte: iol.pt