Um dos cases mais famosos da publicidade mundial, a campanha "GOT MILK", criada pela agência Goodby Silverstein & Partners de San Francisco para a California Milk Advisory Board, na verdade o poderoso Lobby da bebida Láctea nos Estados Unidos, tornou-se um ícone pop da cultura norte-americana, fazendo com que o consumo de leite atingisse seu recorde em 2001 nos Estados Unidos.
-
A campanha teve início em 1993, quando fabricantes de leite da Califórnia resolveram formar uma cooperativa, a California Milk Advisory Board, para aumentar e incentivar o consumo da bebida Láctea, que se via confrontada dia a dia com uma queda vertiginosa no consumo do produto. O conceito inicialmente foi introduzido somente na California, porém devido ao enorme sucesso a ganhou “status” nacional no ano de 1995.

O Lobby do leite fez um apelo às figuras públicas para aderirem à campanha, a bem do leite e da saúde. E foi o que se viu. Da atriz Whoopi Goldberg, ao presidente Bill Clinton, de Angelina Jolie à Naomi Campbell, todos aderiram à campanha. Políticos, estrelas do cinema, da televisão e esportistas eram fotografados com o lábio superior manchado de leite, conhecido como o tradicional “bigode branco”, seguidos da pergunta “Got Milk? Where’s Your Mustache?”. Genial. Eficiente. Magnífica.

Com uma intensa presença em diversas mídias e a participação de celebridades, a campanha se tornou um sucesso, atingindo um awareness acima de 90%. A expressão “Got Milk?” rapidamente caiu na linguagem comum. E o leite passou a vender como nunca. Mais do que ícone Pop Americano, a campanha rende milhões de dólares ao Lobby do leite americano, que registrou a marca e licenciam mais de 100 produtos diferentes de merchandising. Em 2004 a campanha tornou-se internacional ao ser introduzida na Inglaterra.