Compreender o Red Bull Air Race

Participantes e aviões

São 14 pilotos, de países como EUA, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Áustria, Hungria, África do Sul, Rússia, França e Espanha.
Os aviões são pequenos e leves, pesando 500kg e atingindo a velocidade máxima de 400 km/h.

Circuito
O circuito tem aproximadamente 1,4km de comprimento e é formado por portões insufláveis, chamados de "Air Gates". Os pilotos passam por entre os portões azuis horizontalmente, e entre os vermelhos, verticalmente. Existem ainda três portões individuais e próximos, por onde o piloto deve passar em slalom.

A Corrida
A corrida é dividida em sessões classificativas, uma eliminatória e depois a fase final (quartas-de-final, semifinal e final), que é disputada no sistema "homem-a-homem", ou seja, um piloto disputando contra o outro. Quem fizer o tempo mais rápido, vence.

Regras

Além de precisar completar o percurso no menor tempo possível, o piloto precisa realizar correctamente as passagens pelos "Air Gates" para não sofrer punições. Segundos de penalidade podem ser adicionados ao tempo se o piloto passar muito alto pelos portões, se fizer uma curva incorrectamente, se atingir um dos portões com a asa ou hélice. Os pilotos podem até ser desqualificados se voarem perigosamente, muito baixo e se desviarem do circuito previsto


Como está a temporada
A temporada começou em Abu Dhabi, nos dias 5 e 6 deste mês. O húngaro Peter Besenyei venceu o americano Mike Mangold na final e lidera a classificação com seis pontos. Campeão do circuito em 2006, o americano Kirby Chambliss terminou na quarta posição. Depois do Rio, o Red Bull Air Race ainda passa por EUA, Turquia, Espanha, Suíça, Inglaterra, Hungria, Portugal, EUA de novo, México e Austrália.

fonte: forum.autohoje.com


Imagens: